ASPERBRAS -   Asperbras Energia / UTE Ecoluz
Asperbras Energia / UTE Ecoluz
Asperbras Energia / UTE Ecoluz - ASPERBRAS

História

GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA

Uma das atuações da Asperbras, é na produção de energia por meio da biomassa a partir da UTE Ecoluz. Parte do receituário da sustentabilidade e das preocupações ambientais que pautam os negócios da empresa, é investir na energia produzida a partir dos resíduos das fábricas de móveis e madeiras de florestas da região de Guarapuava (PR) que alimenta, por meio de compensação energética, o complexo industrial da Greenplac.

Toda a energia da usina é vendida no mercado, e os recursos são usados na compra da energia para a fábrica de MDF, no Mato Grosso do Sul. Assim, articulada ao sistema de produção industrial autossuficiente em termos energéticos, a energia de biomassa auxilia a Greenplac a tornar seus processos ainda mais sustentáveis, pois sua combustão devolve à natureza apenas o carbono que o eucalipto utilizou para crescer.

Em 2020, a Usina de Guarapuava passou por um processo de modernização e reforma do maquinário, que possibilitará a redução do consumo de biomassa na geração de energia elétrica, tornando a produção mais sustentável, e permitindo que a usina atinja sua capacidade total nominal de produção de 12,3 megawatts por hora na volta das atividades.

Nos últimos meses, o complexo tem passado por todos os testes necessários para que, então, volte à ativa. A previsão da retomada da produção é durante o primeiro semestre de 2021.

Capacidade energética

A unidade industrial processa o eucalipto, pinus e cavaco de madeira das indústrias localizadas na região de Guarapuava, centro-sul do Paraná.


Os resíduos não aproveitados das fábricas de móveis e das florestas locais, como galhos, raízes, toras finas e a copa das árvores, serão utilizados como lenha para alimentar as caldeiras da usina, que tem capacidade de gerar 10 MW de energia elétrica.

Contato

ASPERBRAS ENERGIA
Rod. PR 466 – Km 05 – Estrada Francisco Colnaghi Primavera
Guarapuava / PR
CEP: 85050-290
Brasil
Telefone: +55 (42) 3624-0946
Telefone: +55 (42) 3624-3775